Cuidados com EletricidadeEletricidade

Boas praticas para trabalhos com eletricidade

Para garantir a segurança no trabalho durante uma atividade com eletricidade, alguns cuidados podem ser fundamentais para assegurar a saúde e a vida do profissional.

Estabeleça os EPI’s corretamente: Todos os trabalhadores envolvidos com a atividade da rede elétrica devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É possível estabelecer os equipamentos corretos a partir de cada atividade a ser exercida: capacetes, óculos de segurança, protetores auriculares, roupas e calçados próprios, dentre outros.

Outro ponto importante é certificar a qualidade do equipamento e verificar se os mesmos estão dentro do prazo de validade.

Selecione as ferramentas certas para o serviço: Selecionar as ferramentas certas para o tipo de serviço que será executado é outra garantia de segurança para o profissional. Veja qual será o trabalho a ser feito e separe as ferramentas corretas que serão utilizadas.

Certifique-se do projeto: Antes de iniciar o trabalho, certifique-se junto aos profissionais do projeto sobre as condições que serão executadas e utilizadas as instalações, a projeção dos cabeamentos e a instalação de painéis elétricos seguros.

Fique atento aos pequenos detalhes: Muito além dos itens listados acima, antes de iniciar o trabalho, o profissional deve ficar atento aos pequenos detalhes. Desenergizar todas as fontes é uma das mais importantes para a garantia da segurança e da vida durante a execução com a rede elétrica.

Capacite-se: Conforme dito anteriormente, a norma regulamentadora que estabelece a segurança dos serviços e atividades com eletricidades é a NR-10. Por isso, capacite-se para estar de acordo com as exigências do MTE e garanta sua integridade e saúde. Para profissionais que realizam atividades com trabalhos em altura, não esqueça da NR-35, norma também exigida pelo MTE.

O trabalho com a rede elétrica requer atenção e preparo. Antes de começar a atividade, obtenha conhecimento sobre os riscos e tenha bom senso. Conhecer o equipamento que será utilizado e aplicar as práticas de segurança para cada tipo de circuito elétrico são garantias de proteção para o funcionário e toda a equipe.

Fonte
INBEP
Tags
Mostre mais

João Marcelo

Eletrotécnico, Eletrônico, Eletricista, Entusiasta e um amante de Tecnologia.

Artigos relacionados

Pode lhe interessar

Close
Close
000webhost logo